GESTÃO de Segurança e Saúde no Trabalho – SST : Detectores de Tensão

A gestão de SST é o foco principal de qualquer negócio bem sucedido.

Trabalhadores que possam estar em proximidade de componentes elétricos energizados, independentemente do nível de tensão, devem estar plenamente cientes dos fatores de risco associados à eletricidade, inclusive que a baixa tensão é também perigosa e pode até provocar acidente grave ou fatal.

Os trabalhadores devem entender que a eletricidade é muito útil, quando utilizada com segurança.

 

A primeira medida de gestão é a educação, em especial as conhecidas Regras de Ouro, contempladas na NR 10. Não são os EPI ou EPC que protegerão um trabalhador de possíveis acidentes e sim o entendimento que eles têm sobre a eletricidade, seus benefícios e seus riscos.

Para trabalhar em proximidade a componentes elétricos energizados é requerido o conhecimento do trabalho e dos seus riscos, além das medidas de proteção, como, por exemplo, as barreiras de controle.

Neste contexto, vamos falar um pouco do corner test.

Apesar de não ser exigido pela IEC – 61243-1, o ensaio denominado corner test deve ser observado no funcionamento dos detectores de tensão do tipo capacitivo em tensões acima de 1 kV e indicados como ensaios adicionais em especificação técnica.

A finalidade do ensaio é alertar para uma possível condição insegura, ou seja, partes do sistema elétrico onde a indicação pode não ser clara e confiável, quando da proximidade de partes condutivas grandes que criam zonas equipotenciais.

Em ensaios realizados em laboratório e comprovados no sistema elétrico, constatou-se que alguns detectores pararam de indicar presença de tensão numa barra quando se aproximam de outra barra posicionada a 90º.

Quando o detector de tensão é utilizado de acordo com as suas instruções técnicas, a presença de uma tensão adjacente ou peça aterrada não pode afetar a sua indicação. O detector de tensão não pode indicar “tensão presente” para valores normais de tensões de interferência.

O vídeo ao lado ilustra um teste realizado em laboratório e o efeito do corner test.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *