
A CVMoreira Treinamento e Apoio Empresarial em parceria com a ETAP, ministrou palestra na 5ª Cúpula de Inovação da América Latina, sobre Experiência Prática Inovadora de Estudo de Energia Incidente por Arco Elétrico em Subestação de Concessionária de Energia Elétrica.
No dia 15 de dezembro, em participação a distância, a CVMoreira Treinamento e Apoio Empresarial, com o Engenheiro Cesar Vianna Moreira, e a ETAP Brasil, com o Engenheiro Leandro Toniello, apresentaram recente experiência técnica vivenciada na ENEL Rio de Janeiro. Primeiramente, Leandro Toniello introduziu o tema, evidenciando a abrangência e o caráter inovador do trabalho. Em seguida, Cesar Vianna apresentou os diferenciais de análise e avaliação de riscos, incluindo a conversa atrás do caminhão, a APR – Análise Preliminar de Riscos imediatamente antes da execução dos trabalhos, as medições dos distanciamentos de trabalho e os métodos de trabalho utilizados (a distância, desenergizado e ao contato), bem como uma análise global de riscos acerca das vestimentas, que devem ser consideradas como uma última medida de proteção, caso as medidas de engenharia no trabalho não funcionem plenamente. Adicionalmente, destacou a elaboração de um Laudo Técnico, a pedido da Diretoria da Empresa Cliente, que foi apresentado e discutido em duas apresentações para todos os níveis gerenciais e técnicos da empresa, abrangendo cerca de 200 pessoas.
Ressalte-se ainda que, apresentado o Laudo, foi então elaborado um Plano de Ações contra Arco Elétrico com itens, prazos e responsabilidades.
Cumpre destacar que Leandro Toniello enfatizou o objetivo educacional desta apresentação na 5ª Cúpula de Inovação, discorrendo ainda sobre a execução e análise do Estudo de Energia Incidente, Dados de equipamentos elétricos da instalação em estudo, Modelagem do sistema do usuário, Estudo de Curto-Circuito e Simulações técnicas práticas, Estudo de Proteção e Seletividade, além de comentar alguns resultados específicos do Estudo.
Por fim, Cesar Vianna perpassou alguns Aspectos de Análise de Riscos e interfaces existentes com a NR 10, apresentou conclusões gerais sobre o estudo realizado na SE, e comentou sobre a experiência recente no setor de energia elétrica, destacando que a cada trabalho realizado são somadas experiências e conhecimentos que vão aprimorando os resultados de novos trabalhos, ou seja, compondo um movimento de melhoria contínua.