
A CVMoreira Treinamento e Apoio Empresarial, por meio de seu Diretor Técnico, Cesar Vianna Moreira, participou de Webinar realizado pelo Kinectrics – laboratório sempre na vanguarda em estudos, análises e testes de Arcos Elétricos, desde 1995 – que dá suporte aos corpos técnicos de várias entidades, como IEEE, DOE, H1, OPG, Liberty Power etc e desenvolveu o ARCPRO.
O instrutor do Webinar foi Kenneth Cheng, que apresentou itens importantes como a sua definição simplificada de arco elétrico:
“Simplificando, um arco elétrico é um fenômeno quando uma descarga de corrente elétrica sai de seu caminho pretendido e viaja pelo ar de um condutor para outro ou para o solo.
Os resultados são frequentemente violentos e quando um ser humano está próximo do arco elétrico, podem ocorrer ferimentos graves e até a morte.”
A CVMoreira sempre repete quão bom seria se as normas e procedimentos fossem tão claros, para a sua aplicabilidade no dia a dia de trabalho.
Kenneth afirma ser tão indesejável vestir-se mal como vestir-se demais. Sendo importante a análise de risco e de severidade da atividade.
Kenneth ainda abordou:
- padrões e códigos relacionados ao arco elétrico (CSAZ462, CAN/ULC-S801, OSHA Act, Canadian Electrical Code Rule 2-306, NFPA 70E, IEEE 1584, US OSHA e NESC);
- as responsabilidades dos empregados;
- o que dizem os padrões, por exemplo, quanto à desenergização quando viável, equipamentos e ferramentas não obrigatórios e uso de etiquetas não obrigatórios em alguns padrões;
- as responsabilidades dos empregadores;
- onde estudos de arco elétrico devem ser completos;
- Além de outras interessantes abordagens, como o entendimento errôneo de que maior corrente de curto sempre levar a maior energia incidente por arco elétrico ou ainda não seguir cegamente as recomendações da IEEE 1584, ver abaixo:

Deixou ainda importantes questões para reflexão: seu equipamento de proteção está funcionando bem? De acordo com a curva de tempo e corrente? Quando sua empresa fez seu último estudo e cálculo de arco elétrico? Quando deve fazer o próximo?
Enfim, foi um interessante Webinar e este o nosso resumo.
