A Fundação COGE por intermédio do seu Comitê de Segurança e Saúde no Trabalho vem estudando os acidentes ocorridos no Setor Elétrico Brasileiro, em especial, os acidentes graves e fatais, em suas causas, circunstâncias e consequências, por meio das informações obtidas no Relatório Anual de Estatísticas de Acidentes.
Analisando-se os acidentes fatais ocorridos nos últimos anos, constatamos que uma das principais causas identificadas é a não utilização ou o uso indevido de detectores de tensão. Esse equipamento ainda carece de padronização e normalização nacional que definam as características mínimas indicadas para as atividades específicas do Setor Elétrico.
Nesse contexto, a Fundação COGE criou um Grupo Técnico de Estudos de Detectores de Tensão – GT Detectores de Tensão, com alguns especialistas com notório conhecimento desse equipamento e de suas aplicações no dia a dia do Setor Elétrico.
Como uma das ações de trabalho previstas, o referido GT fez uma pesquisa internacional e acompanhou ensaios de vários detectores de tensão (fig.1 – ver no arquivo pdf anexo, para divulgação interna) conforme prescrições e exigências da norma IEC 61243, chegando as seguintes conclusões:
- A norma IEC 61243, contempla uma relação de ensaios de alta importância, em seu texto atual e contempla critérios para garantir a qualidade dos detectores de tensão do tipo contato;
- É importante que a norma IEC 61243 seja adotada pela ABNT e incorporada aos produtos brasileiros.
- É importante que os detectores fabricados e utilizados no Brasil, obedeçam rigorosamente a um padrão normatizado.
- Foram ensaiadas algumas marcas de detectores, inclusive brasileira, que não atenderam plenamente os requisitos da norma IEC 61243.
- A FUNCOGE deverá promover um amplo debate, através de workshop, reuniões setoriais, ABNT, COBEI, etc., pelos especialistas dos setores elétrico e de telecomunicações, no sentido de identificar ações tripartite (governo – sindicado – empresas), a fim de propiciar a padronização e utilização dos detectores no Brasil.
- Após a criação da norma da ABNT, a FUNCOGE deverá fomentar a certificação INMETRO para detectores de tensão fabricados no Brasil.
- Ficou evidenciado que para atendimento pleno de todas as exigências técnicas e de desempenho, exigidos pela norma IEC 61243, levam a uma tecnologia cujo custo é maior do que a maioria dos detectores fabricados e comercializados no Brasil. Todavia, este investimento se justifica, dada a importância desse equipamento para a prevenção de acidentes no setor elétrico.
- O padrão utilizado para a Europa para a detecção de baixa tensão, está de acordo com IEC61243-3, ao qual menciona o uso detector de tensão de dois polos. Em função da configuração do sistema elétrico de potência brasileiro, existe a necessidade do desenvolvimento de um detector de baixa tensão com a mesma tecnologia adotada no de média e alta tensão, padronizados pela IEC61243-1.
Divulgaremos as próximas ações do GT.
Cesar Vianna Moreira – Consultor Especialista da Fundação COGE