CV Moreira na REVISTA CIPA Ed. Julho 2018

arco
 A Importância do estudo de curto-circuito na definição das roupas de proteção – Junho de 2018
A CV Moreira – Cesar Vianna Moreira e Cesar Vianna Moreira Júnior – em parceria com a ETAP – Leandro Toniello –apresentam o artigo publicado na Revista CIPA sobre a “Importância do Estudo de Curto-Circuito na Definição de Roupas de Proteção”.
O artigo destaca que nos resultados obtidos das simulações, pode-se concluir que a utilização de um valor de curto-circuito mais elevado não resulta, necessariamente, em um maior valor de energia incidente. Pelo contrário, verificou-se que, nos casos simulados para o sistema apresentado, um valor mais elevado de curto-circuito resultou em uma menor energia incidente.
Demonstrado que os estudos de curto-circuito, proteção e seletividade são de fundamental importância para a elaboração do estudo de energia incidente e definição da vestimenta de proteção. Esses estudos devem ser atualizados periodicamente, a fim de certificar os procedimentos de segurança e para proteção humana e de equipamentos.
Salienta que, como o tema em análise é extremamente técnico e bastante sensível ao tratar de possíveis consequências severas à saúde dos trabalhadores, faz-se necessária uma discussão mais aprofundada incluindo a criação de Grupo de Trabalho específico para definição de diretrizes e padronização de critérios para realização dos estudos com a participação efetiva de especialistas em Engenharia de Segurança e em Engenharia Elétrica junto ao governo (Ministério do Trabalho e Emprego), outros especialistas e sociedade (Trabalhadores).
Conclui que em se tratando de assunto de alta técnica e especialização, é de suma importância que as orientações técnicas ao Ministério do Trabalho sejam impessoais, evitando o interesse profissional específico, ou seja, o atendimento de conveniências de quaisquer especialistas que porventura prestem serviços dessa natureza num mercado ainda carente de informação, especialmente no que se refere ao fiel cumprimento dos preceitos da NR-10 e instruções complementares específicas para o SEP.
Segue na íntegra o artigo, com a devida ciência da Revista CIPA e da ETAP:

Artigo na íntegra

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *